Carregando...

NOTÍCIADETALHE

Encerramento de contas por iniciativa do banco não é abusivo, diz TJ-SP

Encerramento de contas por iniciativa do banco não é abusivo, diz TJ-SP

As instituições financeiras não são obrigadas a manter contratos de prestação de serviços com seus correntistas em caso de desinteresse comercial. Com esse entendimento, a 14ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou pedido de indenização por danos morais e reativação de relacionamento bancário feito por um cliente que teve suas contas encerradas por iniciativa do banco.

O cliente, um escritório de advocacia, mantinha relacionamento comercial com a instituição bancária quando foi notificado sobre o encerramento das contas e aplicações financeiras. O comunicado explicava o desinteresse comercial do banco e informava sobre as providências a serem tomadas em relação à disponibilidade de saldos e prazos para a transferência de valores.

Por causa disso, o escritório alegou ter ficado impossibilitado de efetuar o pagamento de contas e salários. Para o relator da apelação, desembargador Carlos Abrão, o término do relacionamento bancário por iniciativa da instituição não pode ser configurado como prática abusiva, “sobretudo se considerarmos a expressa previsão contratual e as notificações prévias encaminhadas ao demandante”.

Ele afirmou que o encerramento da relação comercial de forma unilateral está previsto no artigo 473 do Código Civil e na Resolução 2.025 do Bacen. No caso dos autos, Abrão disse que banco seguiu o comunicado encaminhado ao cliente e também deu prazo suficiente para a transferência dos recursos para outras instituições. 

Segundo o magistrado, foi o escritório que se manteve "inerte, não podendo, assim, responsabilizar o apelado por eventuais atrasos em pagamentos, pela falta de recebimento de remunerações relativas aos seus investimentos ou pela necessidade de procedimentos alternativos para transferência dos saldos". A decisão foi unânime.

Comentários
`

Áreas de Atuações

Atuação nas mais diversas vertentes do Direito

Agende um atendimento com nossos Especialistas!

Apresentação

  • Estrutura Mello Roberto Advocacia
  • Estrutura Mello Roberto Advocacia
  • Estrutura Mello Roberto Advocacia
  • Estrutura Mello Roberto Advocacia
  • Estrutura Mello Roberto Advocacia
  • Estrutura Mello Roberto Advocacia

Nosso escritório busca proporcionar soluções jurídicas de alta qualidade, com satisfação total dos clientes, sendo uma referência jurídica de qualidade, integridade, agilidade e eficiência, congregando e valorizando talentos, recursos e tecnologias, objetivando o máximo de satisfação e resultados para todos os seus clientes.

Para concretizar as soluções propostas, nossa atuação utiliza-se de metodologia de modelagem, na qual se permite analisar o caso apresentado e visualizar os pontos positivos e negativos da demanda, para com isso oferecer soluções administrativas e/ou jurídicas, judicializadas ou não. 

Nosso trabalho, também tem por foco a mediação dos conflitos apresentados, buscando satisfação e agilidade.

Nosso escritório e correspondentes nos permitem atuar em todo Estado de Mato Grosso e Centro-Oeste do Brasil.

Veja Mais

Precisando de uma assessoria jurídica eficaz e de qualidade?

Nossa Equipe

Profissionais experientes nas mais diversas vertentes do Direito

Anderson Mello Roberto Advogado(a) - OAB/MT 8.095
Kelly Anayana Bortoluzzi Advogado(a) - OAB/MT 10.062

Depoimentos de Clientes

Últimas Notícias

Confira nossas últimas notícis e artigos